Excerto de "Young Mr Lincoln", de John Ford. Sem dúvida para mim, o maior de todos.
Pois bem. Estou farto de pensar e repensar e de mudar filmes numa lista que nem no meu caso é definitiva. Não estava a pensar colocá-la assim, de um vez toda, mas aqui vai. Sem justificações. Os comentários a cada filme virão depois, desordenados, de acordo com os filmes que tenho conseguido rever (no caso de alguns é difícil). Aqui vão eles, antes que mais doa. Uma coisa é certa: os 11 primeiros têm-se mantido inalteráveis nos seus postos há meses.
A Grande Esperança - Young Mr Lincoln, de John Ford
Intendente Sansho - Sanshô dayû, de Kenji Mizoguchi
Ondas de Paixão - Breaking the Waves, de Lars von Trier
Do Céu caiu uma estrela - It's a wonderful life, de Frank Capra
O Vale era Verde - How green was my valley, de John Ford
Os Condenados de Shawshank - The Shawshank Redemption, de Frank Darabont
Amarcord, de Federico Fellini
Sentimento - Senso, de Luchino Visconti
Kanal, de Andrzej Wajda
A Palavra - Ordet, de Carl Theodor Dreyer
Quanto mais quente melhor - Some Like it Hot, de Billy Wilder
Os Respigadores e a Respigadora - Les glaneurs et la glaneuse, de Agnès Varda
Metropolis, de Fritz Lang
La Strada, de Federico Fellini
A Terra Treme - La Terra Trema, de Luchino Visconti
Aurora - Sunrise, a song of two humans, de Friedrich Wilhelm Murnau
Ladrões de Bicicletas - Ladri di biciclette, de Vittorio De Sica
Cavalgada Heróica - Stagecoach, de John Ford
Stromboli, de Roberto Rossellini
Os Amantes crucificados - Chikamatsu monogatari, de Kenji Mizoguchi
Luzes da Ribalta - Limelight, de Charles Chaplin
Million Dollar Baby, de Clint Eastwood
A Vida é Bela - La vita è bella, de Roberto Benigni
Magnólia, de Paul Thomas Anderson
O Piano - The Piano, de Jane Campion
Playtime, de Jacques Tati
Ninotchka, de Ernst Lubitsch
Os filhos do Dr. Korczak - Korczak, de Andrzej Wajda
O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante - The Cook, the Thief, his Wife and her Lover, de Peter Greenaway
Era uma Vez na América - Once upon a time in America, de Sergio Leone
Fale com ela - Hable con ella, de Pedro Almodóvar
Casablanca, de Michael Curtiz
Amadeus, de Milos Forman
Gabinete do Dr Caligari – Das Cabinet des Dr. Caligari., de Robert Wiene
Shrek, de Andrew Adamson e Vicky Jenson
Pulp Fiction, de Quentin Tarantino
Monte dos Vendavais – Abismos de pasión, de Luis Buñuel
O Ano Anterior em Marienbad – L’ Année dernière à Marienbad, de Alain Resnais
O Sentido da Vida - The Meaning of Life, de Terry Jones e Terry Gilliam
A Idade da Inocência - The Age of Innocence, de Martin Scorcese
As sete ocasiões de Pamplinas - Seven Chances, de Buster Keaton
Brief Encounter - Breve Encontro, de David Lean
A Festa de Babette - Babettes gæstebud, de Gabriel Axel
Sublime Tentação - Friendly Persuasion, de William Wyler
Drácula de Bram Stocker, de Francis Ford Coppola
As duas feras - Bringing Up Baby, de Howard Hawks
A Dama de Shangai - The Lady from Shanghai, de Orson Welles
Intolerância - Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages, de D. W. Griffith
Alien - o 8.º Passageiro, de Ridley Scott
Parada de Monstros - Freaks, de Tod Browning
Sexto Sentido - The Sixth Sense, de M. Night Shyamalan
Cinema Paraíso - Nuovo Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore
Rosa Púrpura do Cairo - The Purple Rose of Cairo, de Woody Allen
O Homem que matou Liberty Vallance - The Man Who Shot Liberty Valance, de John Ford
Videodrome, de David Cronenberg
Vivre sa Vie, de Jean-Luc Godard
A Quimera do Riso - Sullivan's Travels, de Preston Sturges
A Paixão de Joana D'Arc – La Passion de Jeanne d'Arc, de Carl Theodor Dreyer
Morangos Silvestres - Smultronstället, de Ingmar Bergman
Lolita, de Stanley Kubrick
Serenata à chuva - Singin' in the Rain, de Stanley Donen e Gene Kelly
O Carteirista – Pickpocket, de Robert Bresson
Crepúsculo dos Deuses - Sunset Boulevard, de Billy Wilder
Sapatos Vermelhos – The Red Shoes, de Michael Powell e Emeric Pressburger
Ju Dou, de Zhang Yimou
Vertigo, de Alfred Hitchcock
Dogville, de Lars Von Trier
Ivan, o Terrível - Ivan Groznyy, de Sergei Eisenstein
A Lista de Schindler – Schindler’s List, de Steven Spielberg
À média-luz - Gaslight, de George Cukor
Kes, de Ken Loach
Os 400 Golpes – Les quatre cents coups, de François Truffaut
Shonen, de Nagisa Oshima
Tempos Modernos – Modern Times, de Charles Chaplin
Mundo é um Manicómio - Arsenic and Old Lace, de Frank Capra
Cidade de Deus, de Fernando Meirelles
Agulha em Palheiro (A culpa foi do macaco) – Monkey Business – Norman McLeod
Citizen Kane, O Mundo a Seus Pés, de Orson Welles
Um Eléctrico chamado Desejo – A Streetcar named Desire, de Elia Kazan
María Candelaria, de Emilio Fernández
All About Eve, de Joseph Leo Mankiewicz
Irma La Douce, de Billy Wilder
Irmãos Inseparáveis - Dead Ringers, de David Cronenberg
La Dolce Vita, de Federico Fellini
Tampopo, de Juzo Itami
O Homem Tranquilo - The Quiet Man, de John Ford
Trust, de Hal Hartley
A Grande Ilusão - Grande illusion, de Jean Renoir
Ter ou não ter - To Have and Have Not, de Howard Hawks
Dumbo, de Ben Sharpsteen
Aquela Loura - Casque d’or, de Jacques Becker
Peço a Palavra - Mr. Smith Goes to Washington, de Frank Capra
Midnight Cowboy, de John Schlesinger
La Chienne, de Jean Renoir
Consciências Mortas - The Ox-Bow Incident, de William Wyler
Rebecca, de Alfred Hitchcock
Passarinhos e Passarões - Uccellacci e uccellini, de Pier Paolo Pasolini
Sorrisos de Uma Noite de Verão, Sommarnattens leende, de Ingmar Bergman
As Vinhas da Ira – The Grapes of Wrath, de John Ford
Se entre os filmes está o Cinema Paraíso, não percas a Lenda de 1900, do mesmo realizador e vais ter 101 filmes :-) É lindíssimo! Não resisti em sugerir-to por tão maravilhoso! E aproveito para te sugerir outro, belíssimo também: Les Coristes de Christophe Barratier. Passam a ser 102, mas ficas com uma lista sublime! E vou, ou ainda "levo uma corrida". Parabéns pelo bom gosto.
Quanto à Lenda de 1900 já vi, sim, e é realmente um belíssimo filme ( e provavelmente melhor que outros que aparecem nesta minha lista)... Mas estas listas servem mesmo para questionarmos o nosso gosto. É um mero exercício de luta contra nós mesmos. Quanto ao segundo, vou tentar ver, assim que puder...
Bem, não vi os filmes todos que estão na tua lista, mas se pões A Grande Esperança - Young Mr Lincoln em primeiro lugar (e esse é um dos que não vi), vou procurá-lo num clube de vídeo. Fiquei cheia de curiosidade. Inês
Não prometo nada... O que é sublime para uns pode ser banal para outros. Mas há muito tempo que este é, quase sem dúvida, o filme que mais me apaixona. Um filme extremamente simples, advirto. Mas cuja profundidade narrativa é inesgotável, a todos os níveis.
Gosto de MUITOS dos filmes da tua lista e, também, de não seres dogmático, admitindo que aquilo que admiras, a outro pode ser indiferente. Sinto o mesmo e, humildemente, pergunto, não achas Fanny & Alexander um filme maravilhoso?
Embora eu possa discordar da excelência de um ou outro filme, trata-se de uma bela lista. Parabéns pelas escolhas. Só uma pergunta: já que você se revela tão fordiano, como conseguiu deixar de fora "The searchers" (no Brasil: "Rastros de ódio")? Um abraço.
Claro que há aqui filmes que não são excelentes. Mas esta não é uma lista dos melhores filmes de sempre. É uma lista dos filmes da minha vida. Alguns até podem ser pouco importantes, mas forma-no para mim numa determinada altura. É uma lista absolutamente pessoal e que, mesmo assim, nem sequer reflecte, de facto, o meu gosto. Quanto aos "The Searchers" confesso que ainda não o vi. Lacuna imperdoável, eu sei, mas que não se há-de manter por muito tempo... Obrigado pelo comentário. Estou até admirado de esta lista ter dado origem a tão poucos comentários...
Considero uma excelente lista, no entanto gostaria de indicar 3 ou 4 filmes que deverias ver ou incluir. Gato Branco Gato Preto de Emir Kusturica, a vida de Brian e em busca do cálice sagrado dos Monty Phiton, as férias do senhor Hullot de Jaques Tatti e todos os filmes de Pasolini e Herzog. gostaria que visitasses o meu blog. Parabéns pela lista