Domingo, 7 de Janeiro de 2007
Torre dos Cães

Cruzeiro de Nossa Senhora da Guia, Guimarães (foto minha em Creative Commons) - actualmente sem uma das figuras (não sei por que razão - se vandalismo, se restauro) que, aqui, aparece sem cabeça

Em "O Santo da Montanha", Camilo Castelo Branco cita Francisco Manuel de Melo dizendo "Deus nos livre de Guimarães, onde prendem a gente e soltam os cães". Sei que há outra versão do mesmo anexim onde se diz que "Em Guimarães prendem-se as pedras e soltam-se os cães". Seja como for, nota-se que somos um povo que gosta dos canitos. Isso não é mau. Sendo eu um vimaranense de curta data (mas muito orgulhoso de ter duas caras - e ai de quem julga que isso me ofende!!!), lembro-me bem dos meus tempos de Alentejano, lá para os lados das Minas de São Domingos, para os lados de Mértola (já viram o anúncio da Antena 2 na televisão? Tenho a impressão que foi lá filmado...), em que uma das figuras da aldeia dava pontapés de matar carraças nos cães e, quando lhe chamavam a atenção para a violência do gesto, baixava-se para dar uma festinha nos bichos e dizia: "Quê?!... Eu gosto dos canitos!..." Uma figura, o Tó Quarenta, que bem está a merecer um post por aqui com as anedotas que dele se contavam... Mas estou a divagar. Acabei de descobrir que tenho um vizinho com um Blog de "cair o queixo ao crocodilo das Taipas" (sic) que teve a amabilidade de me linkar, designando-me como "A Arte da Jardinagem"... Vou pensar se está na altura de mudar o nome ao Blog... Entretanto, vale a pena espreitar (e ler com prazer) o canto que se designa como "Torre dos Cães", que foi o nome de uma torre isolada a 262 passos a norte da torre de Nossa Senhora da Guia, em cuja localização foi feita uma falsa porta medieval para serviço da cerca do Convento de Santa Clara... Imprescindível.
Artigos da mesma série: ,
publicado por Manuel Anastácio às 22:09
link do post | Dizer de sua justiça | Adicionar aos favoritos
1 comentário:
De Diuner de Guimarães a 8 de Janeiro de 2007 às 22:32
Por quem sois, Senhor, que este velho não é merecedor de tanto.
De qualquer modo, obrigado.

Dizer de sua justiça

.pesquisar