Quarta-feira, 25 de Maio de 2011
Poluição - e um texto de Tiago Peixoto

Ninguém me pode acusar de usar as minhas aulas como palanque político. Sempre que falo de política (e nas aulas não faltam motivos para isso), sou sempre imparcial. Agora se um aluno meu me faz questões em privado sobre as minhas opções políticas, não deixo de responder de acordo com as minhas convicções sem que deixe também de apontar os defeitos que são transversais ao ser humano e que facilmente deturpam as mais nobres ideias políticas. Muitos erros, e dos piores, foram cometidos em nome dos ideais de Esquerda. Mas também o Cristianismo deu origem a fogueiras humanas e intolerância durante séculos, sem que se possa imputar tais crimes ao próprio Cristianismo, mas a quem o usou como emblema da sua intolerância. A CDU pintou a escadaria da Universidade de Coimbra. Confesso que se fosse o Bloco de Esquerda, seria eu o primeiro a revoltar-me. A política não deve conspurcar o Património, mesmo que tenha sido erigido pelos ideais fascistas. O Património, as pedras lavradas, não têm culpa. E pintar murais em locais que são de todos irrita-me. Nisso ponho-me do lado dos capas negras e demarco-me do camarada Jerónimo de Sousa: há mais formas de passar a mensagem, sem que se ofenda a retina. Mas entre a poluição visual de um mural que pode ser limpo sem problemas e descargas ilegais e poluentes em cursos de água, como foi feito por uma empresa então gerida por Passos Coelho (ao qual se junta a desvalorização do caso por este senhor), creio que os murais serão um caso menor.

 

Passo ao texto de um meu aluno (de quem já aqui falei), devidamente assinado, e a seu pedido:

 


A "festa" das Legislativas está ao rubro, principalmente entre o "Círculo do Poder" (já explico porquê), ao qual eu gosto de chamar "círculo da troika".

Para começar, uma breve nota:
- Troika, o que significa?
Pois bem meus caros, depois de ter investigado, eis o que encontrei:
 "Troika é uma palavra de origem russa que pressupõe a existência de uma equipa de 3 membros, no caso actual, 3 entidades.
Na Rússia, é usada para descrever uma carroça que é puxada de por 3 cavalos..."
 
Parei logo aqui, pensei, "Aqui está". É uma proeza igual a tantas outras que as Línguas nos trazem, onde, embora o contexto mude, os significado e a grafia da palavra permanecem intactas.
Era aqui que eu queria chegar, a infame "troika" é uma força de 3 cavalos: FMI, BCE, Comissão Europeia, que veio para nos puxar, para puxar a carruagem que é Portugal. Veio para nos puxar para os pés do Rei, o deslumbrante Capital. Não é ao acaso que lhe chamei de Rei. Chamei-o de tal modo, pois, assim como na Monarquia, o povo suporta o resto da nação, e é o que menos direitos tem. Vejam, outra proeza da Língua.
A "troika" ajuda-nos a chegar ao Reino do Capital, indo pela auto-estrada da injustiça, passando pela portagem da austeridade, mas não se preocupem, o povo paga.
Termina aqui a minha nota, mas começa a minha ideia.
Era nestas alturas que eu gostava de ver Freud vivo. Seria interessante ver a sua psicanálise ao Dr.Portas, pois a mim custa-me imenso compreendê-lo . Gostava que Freud me explicasse, talvez não num ensaio, mas numa obra de três volumes, como é que alguém que sabe o que se vive, já por isso está nas feiras, alguém que sabe as dificuldades que esses mesmos, ou seja, nós, enfrentámos assina um documento de aprovação da nossa viagem ao Reino do Capital.
Gostava de ver Freud a explicar no seu segundo volume, a definição da "Defesa do Povo" do Dr.Portas...Ah, não precisamos de retirar Freud da sua paz eterna (seja ela no Céu, ou onde quer que seja). Basta ir-mos à página 339 de "O meu primeiro Dicionário" da Porto Editora, e lermos a primeira palavra: Hipocrisia.

Nem mais. Definição: Fingimento de Qualidades para esconder defeitos. O discurso cheio de moralismos do Dr.Portas, não passa disso: Hipocrisia.

Aqui está, já estou a falar do Círculo do Poder, ou pelo menos os Círculo das Sondagens, ao qual eu gosto muito de analisar e de me rir quando vejo a sua amostra de entrevistas.

Podemos agora passar para os laranjas e os rosas.
A campanha não passa disso:
Insulto vai, volta, novo insulto vai, volta...sucessivamente. (Grande ideia terem posto campanhas eleitorais em sítios diferentes, quer dizer, má ideia para os fãs de luta livre). Mas a verdade é que esses insultos são facas que têm como objectivo tornar o laranja e o rosa em preto. Mas no meio está o Povo, e este leva com as facas todas...

Curioso: 3 partidos, 3 candidatos, 3 discursos moralistas e defensores do povo, 3 canetas a subscrever a carta verde da desgraça.

Não vou falar dos outros 2 partidos, pois me chamariam de utópico e diziam que precisava de ir para as Novas Oportunidades.
Uma psicóloga disse-me: "Tu tomas decisões mais rapidamente através do que o que vês fazer, do que o que vês (ou ouves) dizer."

Espero que isso aconteça 5 de Junho, caso não, boa viagem, levem comprimidos para as dores...desculpem, para a carteira.

Tiago Peixoto

publicado por Manuel Anastácio às 08:44
link do post | Dizer de sua justiça | Adicionar aos favoritos
1 comentário:
De Maria Helena a 25 de Maio de 2011 às 21:11
Tiago, acima de tudo, parabéns pela escrita (já) escorreita; em minha opinião, um mestre revela-se pelos discípulos, sim senhor.
Se o Tiago, mo permitir, aqui vai uma recomendação: tome decisões através do testemunho, do seu discernimento e com o coração.
Beijo.

Dizer de sua justiça

.pesquisar