Quarta-feira, 29 de Outubro de 2008
Gosto de... Portugal e de Guimarães

Painel de azulejos na Estação de Caminhos de Ferro de Vilar Formoso: "Castelo de Guimarães"

 

Para alguns de Braga, Guimarães é Espanha. Para o resto da Nação, Guimarães é o Berço da Nação. E não vou agora contribuir para tal discussão.

 

Para mim, Guimarães é a Natureza lentamente torcida pelo peso do granito. É o que penso quando olho para o chão que piso (ainda há dias levei um raspanete de uma colega que me mandou olhar cima, levantar o queixo, como se olhar para o chão fosse um sinal de desalento, quando não é). Olho muito para o chão enquanto ando. Gosto de caminhos. Gosto de sentir o chão (para desespero da Carla que detesta ouvir-me a raspar o chão com as solas dos sapatos enquanto ando).

 

Gosto de caminhos. Há uma versão, pouco aceite, aliás, e sem grande fundamento documental, que faz derivar o nome de Guimarães de uma suposta inscrição na porta de entrada da torre de menagem do Castelo, ou mesmo numa pedra do frontispício da já derrubada Capela de S. Tiago na Praça do mesmo nome. Capela essa, agora marcada em planta no pavimento granítico desta praça, comunicante com a da Oliveira. Diria a inscrição "Via Maris". Caminho do Mar. Gosto da hipótese. Gosto destes caminhos etimológico-toponímicos alternativos.

Artigos da mesma série: , ,
publicado por Manuel Anastácio às 20:12
link do post | Dizer de sua justiça | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De LUIA a 2 de Dezembro de 2008 às 04:14
JA ESTOU EM GUIMARAES HA 18 ANOS, MAS SOU DE lISBOA. GOSTO DA TERRA, MAS NAO DOS QUE A HABITAO. POR SEREM,TAO POUCO NATURAIS..... E QUERENDO SER DA CAPITAL. NUNCA OS PERCEBI. E NAO TENTO.UM BOM DIA LUIZA
De LUIA a 2 de Dezembro de 2008 às 04:23
OLA JA DISSE ,ROSAS E AMORES, BEIJINHOS E TREMORES SAO PRECISOS ASSIM COMO,BOLO DE CHOCOLATE COM NATAS POR CIMA......

Dizer de sua justiça

.pesquisar