Quarta-feira, 13 de Agosto de 2008
Sabe mais que uma paramécia? III

"A Vida de Galileu Galilei" - uma coisa ridícula (mas bem humorada) para combinar com outra coisa ridícula (menos bem humorada).

 

Responderam-me assim do programa "Sabe mais que um miúdo de dez anos", na sequência da minha queixa:

 

Ex.mo Senhor:

 

Em nome do Provedor do  Telespectador agradeço o email que enviou.

 

Face a algumas reclamações dos Telespectadores foi solicitada uma explicação ao responsável do concurso « Sabe mais do que um miúdo de 10 anos?».

 

Enviamos, em anexo, a resposta que nos foi enviada, esperando que seja suficiente,

 

Renovando os nossos agradecimentos pela sua colaboração

 

Melhores cumprimentos

 

Chefe de Gabinete dos Provedores

 

Fernanda  Mestrinho

 

 

Eis a resposta:

 

 

Perante as dúvidas manifestadas por alguns telespectadores quanto à pergunta «Como se designam duas rectas que se intersectam num ponto sem formar um ângulo recto?», à qual a concorrente respondeu «oblíquas», vimos esclarecer o seguinte: 

1 – A pergunta foi elaborada de acordo com os conteúdos programáticos do Ministério da Educação para a disciplina de Educação Visual e Tecnológica do 2º Ciclo do Ensino Básico, que mencionam explicitamente (na página 22) a necessidade de os alunos consolidarem as noções de «vertical», «horizontal» e «oblíquo», relacionadas entre si e importantes para a concepção do espaço.  

Assim, os programas e os materiais pedagógicos disponíveis distinguem claramente a «posição da recta no espaço» e as «relações entre rectas». Citemos, por exemplo, o manual Novo Espiral (5º e 6º anos), publicado pela Texto Editores, da autoria dos professores José Manuel Mesquita, Feliciano Mendes Gaspar e Dinis de Carvalho (toda a página 52, particularmente clara), bem como os seguintes sítios da Internet destinados a professores e alunos da disciplina de EVT: 

http://www.ensinarevt.com/conteudos/geometria/index.html 

http://www.livroevt.no.sapo.pt/index2.htm  (procurar Geometria) 
 
 

 

2 – De acordo com as referidas fontes – seguidas pelos professores de EVT do 2º Ciclo na sua prática quotidiana – , «a posição das rectas no espaço determina a sua orientação: horizontal (1), vertical (2) ou oblíqua (3):  
 

 

É claro que, quanto à sua orientação no espaço, qualquer recta que não seja horizontal ou vertical será sempre oblíqua. 

3 – Já no que diz respeito às «relações entre rectas», e ainda citando as mesmas fontes, elas podem ser: 

A) Paralelas – «Duas rectas chamam-se paralelas quando mantêm sempre a mesma distância entre si. Por mais que as prolongues, nunca se encontram.»

B) Concorrentes – «Duas rectas chamam-se concorrentes quando se cruzam num único ponto (ponto de intersecção).» 

 

C) Perpendiculares – «Duas rectas chamam-se perpendiculares quando formam quatro ângulos rectos entre si.»  
 

É claro que duas rectas perpendiculares são sempre concorrentes. 
  
 

4 – Tendo em conta o exposto e recordando a pergunta formulada no concurso – «Como se designam duas rectas que se intersectam num ponto sem formar um ângulo recto?» –, a resposta «oblíquas» não pôde ser considerada correcta, já que «duas rectas que se intersectam num ponto sem formar um ângulo recto» são sempre concorrentes (era esta a resposta), mas, como se depreende dos conceitos acima apresentados e adquiridos pelos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, podem existir casos de rectas oblíquas que não se intersectem em qualquer ponto, isto é, que não sejam concorrentes, mas paralelas entre si. Veja-se o seguinte exemplo, em que estamos perante duas rectas oblíquas que não se intersectam:  
 

4 – Julgamos que esta explicação poderá contibuir para esclarecer os telespectadores. 

Cordiais cumprimentos, 

Fernando Pinto do Amaral

(Consultor do programa «Sabe Mais que um Miúdo de 10 Anos?»)

 

 

Não vou fazer mais comentários além do mail que enviei:

 

Caros:

Sou professor de Ciências da Natureza. Raízes fasciculadas não são raízes ramificadas. Não é por persistirem no erro que ele passa a ser verdadeiro.

Quanto à vossa explicação a respeito das rectas, é hilariante e revoltante. As inferências que fazem a respeito da noção de horizontal, vertical e oblíquo e das informações sobre relações entre rectas é ainda mais revoltante porque em nada esclarecem - fazem apenas uma embrulhada a partir de premissas que não parecem ter entendido.

«Como se designam duas rectas que se intersectam num ponto sem formar um ângulo recto?»

Meus caros: rectas que se intersectam num ponto sem formar um ângulo recto são e serão sempre rectas oblíquas, ainda que sejam sempre concorrentes. Nada do que me enviaram como justificação serve porque é uma justificação absurda e sem nexo.

Além do mais, o link http://www.ensinarevt.com/conteudos/geometria/index.html apresenta incorrecções na apresentação dos conteúdos. Quem mantém o site "Ensinar EVT" deve corrigi-lo de imediato - eu mesmo contactarei os autores do mesmo. Quanto ao segundo link, ele é bem claro:

"Rectas concorrentes, são rectas que se cruzam num ponto."

e


"Rectas perpendiculares, são rectas concorrentes que se cruzam num ponto [logo, são concorrentes] formando entre si ângulos de 90º ou seja ângulos rectos."

Não fala de rectas oblíquas, que são as concorrentes que não são perpendiculares (isto é, não fazem ângulo recto).

Como a RTP prefere manter o erro, vou falar com várias associações, incluindo a Associação de Professores de Matemática, para que se alertem os alunos para não assistirem a programas que supostamente têm uma componente educativa mas que falham no essencial, ao não admitirem o erro.

É vergonhoso que a televisão pública transmita ideias erradas e não tenha o civismo de apresentar as devidas correcções.

É revoltante. Tratarei de dar mais visibilidade a este assunto, apelando não só a associações de carácter pedagógico e científico como aos outros órgãos de comunicação concorrentes que, com certeza, terão gosto em explorar o filão.

Cumprimentos,

Manuel Anastácio

publicado por Manuel Anastácio às 13:58
link do post | Dizer de sua justiça | Adicionar aos favoritos
5 comentários:
De Hugo Pereira a 13 de Agosto de 2008 às 17:14
Também efectuei a reclamação e recebi hoje essa mesma resposta. É incrível como o que ontem era verdade, hoje é mentira e o consultor do programa é capaz de repisar no erro. Acho que isto merece uma contra-resposta.

Já agora, detectei um outro erro esta semana, mas não efectuei reclamação. Era acerca da caracterização do estado do tempo e que factores é que o podiam caracterizar. A resposta ao item que faltava foi "pressão atmosférica", mas a resposta foi invalidada, porque devia ser dito "vento". Ora, como toda a gente sabe, o vento é um fenómeno que resulta da diferança de pressões, logo a resposta "pressão" é mais completa e não podia ter sido considerada errada.

Enfim... com programas destes só se desaprende.
De Manuel Anastácio a 13 de Agosto de 2008 às 17:27
O problema nem é eles errarem, mas não admitirem os erros e não os corrigirem com o mesmo destaque com que os fizeram passar como sendo verdades.
De artur a 13 de Agosto de 2008 às 20:52
de facto, o programa da disciplina de evt aborda estas duas questões. mas o real problema aqui é a visão do conhecimento veículada por concursos televisivos - limitada, redutora, ficando-se pelo soundbyte descontextualizado e colocando a mera factualidade tautológica como o bjectivo final do conhecimento.

(vejo que os comentários do sapo contiuam próximos do inutilizável. abraço!)
De Manuel Anastácio a 13 de Agosto de 2008 às 20:54
De certeza que no programa de EVT não se diz que duas rectas que se cruzam num ponto não formando um ângulo recto são rectas concorrentes. E se diz, tem de ser mudado.
De nicole a 15 de Agosto de 2008 às 11:16
muito bom o vídeo, mas vcs conseguiram entender?! huahuahuahuahuahuahuahuahuahua

Dizer de sua justiça

.pesquisar