Sábado, 25 de Setembro de 2004
Música clássica e mofo

                                      picasso-Violin-and-Guitar.jpg

Será que é verdade? A música clássica é séria? Cheira a mofo? Há um tipo - daqueles que tentam desesperadamente fazer "stand-up comedy" em Portugal (e, por incrível que pareça, até têm sucesso) que foi contratado para fazer um anúncio ao Jumbo - uma cadeia de supermercados. Como o tipo é supostamente engraçado, puseram-no a fazer um anúncio sério. E... a sério: o anúncio é seriamente uma porcaria... Mas isso não me faria mossa se não decidissem escolher como local "sério" um concerto de música clássica. Será porque não se deve fazer barulho durante a audição de um concerto de música clássica? Meus caros: isso não tem a ver com a seriedade da música mas com o apreço de quem a ouve - quem ouve música clássica gosta de usufruí-la na sua plenitude. Quem vai ouvir música clássica vai pela música - felizmente já lá vai o tempo em que se ia a concertos de música clássica por snobismo - snob é essa atitude retrógrada e analfabeta de considerar que uma das coisas mais belas alguma vez criadas pelo ser humano - a música pura - é séria, chata, elitista... Tenham vergonha, critiquem à vontade mas não me aborreçam com preconceitos que já deviam estar enterrados na arrogância de alguns que pensam que são mais que os outros por não serem intelectuais (e desde já digo: a música clássica não é para intelectuais nem para velhotes - é para seres humanos que prezam a beleza)...

Artigos da mesma série:
publicado por Manuel Anastácio às 19:03
link do post | Dizer de sua justiça | Adicionar aos favoritos
4 comentários:
De Manuel a 27 de Setembro de 2004 às 20:51
A questão não é essa, Sandra. A questão é que já há gente de mais a considerar a chamada música clássica de chata e para velhotes intelectuais que cheiram mal. Não é preciso vir um anúncio para aumentar ainda mais esse preconceito... Daqui a pouco começamos também a fazer anúncios racistas, não? Com certeza que despertaria reacções (infelizmente, creio que mais de aceitação que de rejeição).
De Sandra a 27 de Setembro de 2004 às 20:35
Se todos gostássemos de amarelo... Eu por acaso gosto de música clássica e não me senti ofendida. Talvez a tua reacção seja um dos objectivos do anúncio. Nada como o humor para reagirmos. Ao menos, que nos valha isso!
De Manuel a 27 de Setembro de 2004 às 04:25
Será, com certeza uma pessoa porreira. Só me irrita o anúncio.
De angeliser a 26 de Setembro de 2004 às 12:52
O bruno é uma pessoa mto porreira.
Já o conheço á algum tempo.
Foi uma bela escolha, numa area dificil.
Gostei do teu blog
Felicidades [[[[[]]]]]

Dizer de sua justiça

.pesquisar