Domingo, 17 de Outubro de 2004
A Sucessora
Durante muito tempo pensei que os argumentistas da telenovela "A Sucessora" tinham feito plágio cinéfilo da "Rebecca" de Hitchcock que, por seu lado, era baseado no romance de Daphné du Maurier. Afinal, Carolina Nabuco, escritora brasileira é, na verdade, a autora da ideia genial que hoje em dia é já utilizada como paradigma psicológico (como o complexo de Édipo, de Electra, etc) por alguns académicos - a da sombra da "outra", vista como o ideal inalcançável... O livro, editado em 1934 (quatro anos antes da edição de "Rebecca") é, no entanto muito pouco conhecido fora do Brasil (será que é conhecido no próprio Brasil?)... Isso é, claramente, uma injustiça - digo eu, mesmo sem ter lido o livro. Há que vender este livro e apontar o estigmatizador dedo do plágio à tão celebrada du Maurier (até que me provem que afinal, as ideias de uma e de outra apenas convergem em alguns pormenores, o que duvido)... Espero que o(a) leitor(a) que me chamou a atenção me tenha perdoado a gaffe...
Artigos da mesma série:
publicado por Manuel Anastácio às 20:16
link do post | Dizer de sua justiça | Adicionar aos favoritos
3 comentários:
De Avioneta Malabarista a 10 de Novembro de 2004 às 23:55
Olá! Eu li os dois livros. Há muitos,muitos anos. De facto, a Carolina Nabuco foi quem teve a genial ideia da "sombra da "outra", vista como o ideal inalcançável", mas deixou muitas pontas soltas. Na verdade, foi Daphne du Maurier quem melhor concretizou a ideia. Posso acrescentar que Rebecca foi o primeiro romance que li na minha vida. E o fascínio exercido por ele, levou-me durante uns tempos a ler tudo o que havia em português da du Maurier e, mais tarde, a ler "A Sucessora".
De myryan a 5 de Novembro de 2004 às 01:19
gosto do novo templante, está bonito.
De myryan a 19 de Outubro de 2004 às 02:46
eu li o livro (aliás sou uma leitora compulsiva). Já o li e reli umas 4 vezes (costumo fazer isso, ler, guardar e passados uns anos reler.). Gosto de estar aqui a ouvir ópera... relaxa-me ( a mim que sou uma consumidora de RFM,RCP etc :-)

Dizer de sua justiça

.pesquisar