Sábado, 13 de Janeiro de 2007
Curta 14

Excerto de "O Couraçado Potemkine" de Sergei Eisenstein

Seria absurdo negar que "O Couraçado Potemkine" é um dos mais importantes filmes da História do Cinema. Como génese de uma nova linguagem, será, mesmo, considerado por alguns cinéfilos como o mais importante de todos. Mas, apesar de toda a força da montagem e de todo o sopro épico (eu sou mais bolos...), o Couraçado é apenas um filme que admiro profundamente, tanto quanto  "L'Arrivée d'un train em Gare de la Ciotat"1. Não vai entrar na minha lista dos cem (que vai demorar - até porque quero rever muitos deles antes de a publicar, filme por filme, do n.º 100 ao n.º1). O que não quer dizer que tenha arredado Eisenstein (o filme do topo até está, de certa forma, relacionado com ele...) da minha lista... Entretanto, deixo-vos com a cena do costume... A do carrinho de bebé, claro... Nada de novo, é certo, mas pode haver por aí gente que ainda não tenha visto, quem sabe... ;)

1
O texto na Wikipédia foi escrito por mim, se não foi, entretanto, vandalizado...
Artigos da mesma série: ,
publicado por Manuel Anastácio às 16:32
link do post | Dizer de sua justiça | Adicionar aos favoritos
3 comentários:
De Ana Ramon a 13 de Janeiro de 2007 às 21:48
A cena do costume e que nunca ninguém conseguiu imitar o dramatismo das suas imagens. Foi bom revê-la.
Ah, e A festa de Babette ??
Se estiver na tua lista, quando o fores rever vê lá que vinho é que escolheram para acompanhar a sopa de tartaruga. Todos os pratos são acompanhados por um vinho adequado ao que se come e o da sopa... escapou-me :)))))
De Manuel Anastácio a 14 de Janeiro de 2007 às 00:43
A Festa de Babette... Mesmo que não esteja na lista, é, com certeza um filme a rever... E a imitar...
De artur a 16 de Janeiro de 2007 às 12:53
Hmmm, Potemkine... o mais poderoso filme de propaganda jamais realizado. A genilidade do filme está na realização e na ousadia da sua montagem, ainda hoje coisa rara fora dos circuitos mais eruditos.

Ideia idiota que acabou de me ocorrer: imagine-se uma floribela ou formato asquerosamente semelhante montado com as técnicas de Eisenstein...?

Dizer de sua justiça

.pesquisar