Terça-feira, 26 de Setembro de 2006
O centro de Portugal

Centro geodésico de Portugal. Milriça, Vila de Rei

Quando tirei esta fotografia ao fálico obelisco da Milriça, ainda não conhecia a citação que alguém, pouco amigo daquele solo, decidiu colocar no artigo da Wikipédia sobre o concelho:

Aquilo Vila de Rei é uma terra de 'pês', só deu padres e pedras, pinheiros e polícias. E sobretudo transpira subserviência (...)É eu não gostar das raízes que tenho. Nunca gostei. Tudo o que me cheira à Beira Baixa, àquela Beira é pior que...(...) Para mim tudo o que vem dali é mau (...)
José Cardoso Pires, natural de Vila de Rei, entrevista com Fernando Assis Pacheco, Jornal de Letras, Artes e Ideias, 3 de Março de 1981, republicada ibidem 24 de Janeiro de 1999.
A citação não é, de modo algum, enciclopédica, e já está a tardar que alguma alma caridosa tenha a coragem de a retirar do artigo. Mas não deixa de ser uma opinião válida.

O meu quarto de infância dava para os montes para os lados de Vila de Rei. Para mim, eram montes azulados sem nada nem ninguém. Nem com os binóculos que o meu pai trouxe da Arábia Saudita conseguia ver coisa de jeito. De facto, só recentemente visitei o centro geodésico e, com os caminhos ladeados de carvão, pouco mais há que pedras e silêncio. É um deserto que repele quem lá nasce e que vomita quem lá quis pousar.

Não é terra prometida para ninguém.

Resta o obelisco, num perfil Kubrickiano. Dispensando macacos ou homens na base. Bastam as pedras.  Porque à volta, nem padres, nem polícias. E muito menos pinheiros...
Artigos da mesma série:
publicado por Manuel Anastácio às 20:53
link do post | Dizer de sua justiça | Adicionar aos favoritos
3 comentários:
De Artur a 27 de Setembro de 2006 às 12:27
é a clássica característica dos portugueses em considerarem que as suas raízes são sempre podres.
De Manuel Anastácio a 27 de Setembro de 2006 às 12:35
Atenção: as minhas raízes não estão em Vila de Rei. Tenho algumas ainda entre Abrantes, Carvalhal e Sardoal. E também não me poupo às críticas a tal triângulo - mas a minha apreciação a Vila de Rei é, infelizmente, um pouco mais objectiva.
De Artur a 28 de Setembro de 2006 às 12:48
Estava a falar de algo mais generalista no nosso luso carácter. Também posso ser desapreciador de lisboa...

Dizer de sua justiça

.pesquisar