Segunda-feira, 28 de Fevereiro de 2011
Utopia

Hoje, levei três alunos à Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens em Braga. Preocupado em ensinar-lhes as técnicas da persuasão política, são eles testemunhas de quanto me preocupo em transmitir-lhes que, mais importante que convencer é fazer aquilo que é correcto, de acordo com a nossa consciência e não de acordo com o nosso egoísmo. O meu aluno Tiago Peixoto pegou, então, em dois discursos que o emocionavam e que falam disso mesmo. Aquilo que é correcto. Um do Bono Vox e outro do Martin Luther King. E convenceu. E, no meio das tricas de bastidores que envolveu a sua própria eleição para a Sessão Nacional (sim, ele vai até à Assembleia da República falar para a Nação) voltou a mostrar-me como tudo o que envolve a política é sujo, tão sujo para os jovens como é para os adultos. Eu ando na política por uma razão apenas. Porque o Partido em quem acredito precisa de mim. Apenas por isso. Nunca me vou candidatar a cargo político algum. Mas o Tiago talvez vá candidatar-se a um cargo, um dia. E, provavelmente, não será no meu partido. Um deputado de um partido que não vou nomear aproveitou o intervalo para o convencer a fazer carreira pelo seu partido. E eu, ironicamente, disse que não podia ser, que ele já estava requisitado para o meu. E... tudo me leva a crer que o deputado julgou que eu estava a falar a sério. E se estava, estava apenas num ponto: pretendo requisitar o Tiago para o partido das pessoas com consciência, para o partido daqueles que não vendem a alma, acreditem ou não na existência dela.

 

Passei o fim de semana a trabalhar para hoje com o Tiago, com o bate-papo do gmail sempre aberto, a trocar mensagens e a estudar as medidas das outras escolas enquanto o Tiago discursava para o vazio perante o olhar atónito do seu irmão mais novo. Hoje, levava dezassete folhas para distribuir a dezassete escolas com sugestões de melhoria e aperfeiçoamento das medidas para que as outras escolas, numa atitude de transparência que vai para além do que qualquer manual de política alguma vez proporia: de facto, estavam a dar os trunfos aos adversários antes do debate... mas faziam-no de modo a tornar mais eficiente o debate, numa base de pura confiança. Fazer política, deixando a política à porta.

 

Um dos representantes de outra escola recebeu a folha com desprezo e, olhos nos olhos dos meus alunos, rasgou o papel que lhe fora estendido. Graças a Deus, o Diabo fez justiça. E os olhos do desprezo marejaram-se de lágrimas de inveja.

 

Assim seria no Dia do Juízo Final.

 

De volta à escola:

 

- Professor, o que é uma Utopia?

 

E eu sorri... O que eu gosto de perguntas destas...

publicado por Manuel Anastácio às 23:30
link do post | Dizer de sua justiça | Adicionar aos favoritos
5 comentários:
De Silvério Salgueiro a 1 de Março de 2011 às 14:27
Como as palavras são importantes...
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Como as palavras são importantes... <BR class=incorrect name="incorrect" <a>http</A> :/ arrastao.org 2188512.html
De Maria Helena a 3 de Março de 2011 às 14:22
As palavras e os sorrisos, Silvério...
De gláucia lemos a 4 de Março de 2011 às 23:56
Sempre volto aqui à procura dos seus excelentes textos. Neste, o registo do êxito do mestre dedicado e competente, acompanhando a evolução do seu trabalho. Parabéns. Utopia. é também , além de tudo, uma palavra bonita.
De cduxa a 5 de Março de 2011 às 12:17
Não acredito em radicalismos. Eles tornam as pessoas inflexíveis Incomunicáveis e incomunicantes . Acredito na dádiva desinteressada em prol do desenvolvimento do Ser. Assim, acredito na Educação. E no nosso (ser humano) papel, na construção de um mundo melhor. Estou emocionada. Fez-me lembrar um professor, (um modelo de professor), um Homem que embora expatriado e amordaçado (pelas políticas de então), ensinou aos seus alunos novos olhares. Na altura, tínhamos ( 4 alunos ) um programa de rádio, com a música de Carlos Pereira (na abertura), líamos textos nossos. Parabéns ao Tiago. Parabéns ao Professor. Espero ter a oportunidade de o ver. Precisamos (País) de frutos sadios.
De cduxa a 5 de Março de 2011 às 13:30
Perdi o contacto do meu antigo professor. Mas em tempos modernos, ferramentas modernas. Depois desta recordação, procurei-o no Face e tenho a certeza que o encontrei. Professor Álvaro Neto.
Obrigado também por isto.

Dizer de sua justiça

.pesquisar