Domingo, 26 de Setembro de 2010
Comentário II - correspondência online

Responde o Shark:

 

Dos três partidos de esquerda com representação parlamentar (num dos quais militei durante cerca de 11 anos) retenho a imagem dos demagogos inconsequentes (as putas finas da esquerda caviar), a dos obsoletos intransigentes (as matronas da esquerda retrógrada) e a dos ambidestros incongruentes (as madames da esquerda oportunista). Do meu contacto próximo com qualquer destas esquerdas na sua versão partidária só alimentei a sede de distância do fenómeno e das pessoas que o protagonizam. Não é a ideologia que nos trai mas a forma enviesada como os vícios partidários a moldam ao sabor das corridas aos poderes (locais ou nacionais) e como em nada se distinguem esquerda e direita na transformação sistemática dos partidos em feudos onde instalam as catapultas para hordas de medíocres sem qualquer amor à Pátria ou mesmo a qualquer ideal para lá do seu interesse pessoal e mesquinho. A sério, Manuel: eu no contexto destas estruturas criadas só mesmo à chapada (já não tenho dentes para morder a sério)... :)

 

E eu, perante esta resposta, só penso que faltam tubarões na política. Não moreias balofas, mas tubarões. As putas finas da esquerda caviar (juro que jamais vi algo que se assemelhasse a caviar ou putas finas no Bloco de Esquerda - a comida, nos jantares, é sempre má, e as prostitutas - de qualquer calibre - se as vejo, é no PS e no PSD) são, provavelmente, percepção de um círculo restrito sobre o qual não posso comentar por falta de conhecimento de causa.

 

...já não tenho dentes para morder a sério

 

 

!!!! Não me desiludas.

publicado por Manuel Anastácio às 23:11
link do post | Dizer de sua justiça | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De shark a 27 de Setembro de 2010 às 01:11
:)
Quando me refiro às "putas finas" é, obviamente, no sentido figurado que descreve a camada de discurso muito intelectual a cobrir uma essência pouco realista que deriva de uma forma imberbe de analisar a realidade e turva de alguma forma o pragmatismo dos bloquistas (falta à maioria vergar a mola para entenderem melhor os contornos da sua luta).
Claro que o meu raciocínio enferma do perigo normal das generalizações (não conheço todos os bloquistas), mas insisto na tónica da imagem. E foi essa a que os fedelhos bem falantes próximos do BE (como o Daniel Oliveira, por exemplo) sempre me deixaram...
De Manuel Anastácio a 27 de Setembro de 2010 às 07:44
São percepções... que não coincidem, na prática, com as minhas. O intelectualismo do BE caminha, no meu ponto de vista, para um pensamento fiel aos princípios da justiça social, mas cada vez menos preso ao dogmatismo das ideologias. E o BE continua, para mim, a ser o pior de todos os partidos - à excepção de todos os outros.

Mas se temos essa percepção dos partidos, penso que o que temos de fazer é participar neles. O espaço ocupado por alguém que faça política de forma sincera estorva sempre os passos aos aldrabões. Que os há em qualquer lado.

Dizer de sua justiça

.pesquisar