.Últimos bocejos

. Os filhos não devem ser o...

. Todas as águas

. Todos os poemas

. Hold back your love, Whit...

. Hallelujah Money, Gorilla...

. 4

. 3

. Love & Hate, Michael Kiwa...

. T-shirt weather in the ma...

. Yonkers, Tyler, the Creat...

. 2

. 1

. i

. Anacreonte

. Educação do meu imbigo

. Voltei! Ou talvez não (co...

. Uma arte, de Elizabeth Bi...

. Uma arte, de Elizabeth Bi...

. Manual de Etiqueta e boa ...

. Aurora dos Pinheiros

. Versículos angélicos

. (19/01/2014)

. Cristianismo

. Arbeit macht frei

. Isso

. Limite

. Resignação solene

. LXXVIII

. Florentino Ariza num dia ...

. I've seen horrors... horr...

. Se bem me esqueço

. Enciclopédia Íntima: Pátr...

. LXXVII

. Experimental como o desti...

. Ruy do car(v)alhinho

. LXXVI

. Overgrown, James Blake

. MS MR - Hurricane

. Buscas pedidas: "filmes s...

. Para Thatcher

. S&M

. LXXV

. Mails da treta: Ímans e a...

. LXXIV

. Agnes Obel

. Amar, casar, perverter

. LXXIII

. LXXII

. LXXI

. Amar é dizer parvoíces

.Velharias

. Agosto 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Agosto 2016

. Maio 2016

. Janeiro 2015

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Janeiro 2006

. Novembro 2005

. Setembro 2005

. Julho 2005

. Março 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2009
Depois das apostas

Cena final de Slumdog Millionaire. Talvez seja eliminada do Youtube nas próximas horas por violação de direitos de autor, mas enquanto isso não acontece...

 

Primeiro: gosto dos óscares. São uma autêntica feira de futilidades, mas gosto. Gosto de apostar, gosto de os discutir. Não gostei muito do aspecto caseiro do espectáculo deste ano. Mas gostei de não exisitirem tempos mortos.

 

Melhor filme
"Slumdog Millionaire" - acertei. Gostei de ver nas notícias a gente dos bairros de lixo batido a ver a cerimónia numa televisão no meio da rua. Gostei menos das esperanças que aquela gente tem de ver os óscares a chegarem nas mãos das crianças. O óscar vai para o produtor. O momento de glória daquelas crianças atingiu o pico quando subiram ao palco. A partir de agora, duvido de qualquer futuro dourado. Quanto ao Benjamin Button, baseado num belo (e divertido) conto de Scott Fitzgerald, foi para mim uma desilusão. O filme não é particularmente divertido e é, na minha opinião, sobrevalorizado (apesar de gostar da ideia da aproximação do furacão sobre Nova Orleães e do consequente final - coisas que, obviamente, não existem no conto original).

 

Melhor reaizador
Danny Boyle - ‘Slumdog Millionaire’. Acertei. Já gostava do realizador de Trainspotting. Já gostava da forma como a sua sensibilidade de video clip conseguia manter um filme sempre acima da cultura MTV. Não há realizador que melhor consiga filmar, literalmente, a merda e gente a mergulhar nela e, ainda assim, manter um sorriso nos lábios de quem vê a porcaria.

 

Melhor actor
Sean Penn - ‘Milk’. Errei. Pensei que o Mickey Rourke, com the ‘The Wrestler’, já tinha o óscar no papo. Não teve. Sean Penn mereceu o prémio e o tempo de antena. E Rourke saiu, ainda assim, como vencedor moral. E foi o único homem de quem se falou a respeito da indumentária. Já é muito.

 

Melhor actriz
Kate Winslet - ‘The Reader’. Acertei.  Anne Hathaway, em ‘Rachel Getting Married’ faz bem o seu papel, mas o filme é um beco sem saída. Angelina Jolie está bem em ‘Changeling’, mas falta-lhe um pouco de pimenta malagueta. Melissa Leo, em ‘Frozen River’, revelou ao mundo que não deve ser ignorada, e a Academia já fez muito em estender-lhe o tapete vermelho. Gostaria de a ver noutros papéis. Meryl Streep, em ‘Doubt’, está magnífica, mas já se pode contentar com mais uma nomeação. Não precisa de mais momentos de glória, até porque vai tê-los enquanto se mantiver de pé. Kate Winslet está magnífica em "O Leitor". Ponto. Ainda não vi o Revolutionary Road, mas duvido que esteja melhor aí, ao contrário do que ouvi a outros dizer.

 

Mehor actor secundário
Heath Ledger - ‘The Dark Knight’. Errei. Philip Seymour Hoffman, em ‘Doubt’, para mim, devia ser o vencedor. A atribuição póstuma de um óscar é um disparate. Façam as homenagens que quiserem, mas por que raio é que se há de dar um mimo a quem já não pode usufruir dele? Outras formas de homenagem seriam mais adequadas. O momento da treta da noite, quanto a mim.


Melhor actriz secundária
Penélope Cruz – ‘Vicky Cristina Barcelona’. Errei. Sabia que era ela que ganhava, mas creio que o papel de histérica não é assim tão difícil de fazer. Ainda mais para uma espanhola. Amy Adams, em ‘Doubt’, era comedida. Gostei da personagem. Tenho para mim que os prémios para os actores premeiam mais o argumentista como criador de personagens que os actores que neles pegam. Claro que se não tiverem unhas... E, pronto, Penélope Cruz tem unhas.


Melhor filme de animação
Wall-E. Sem surpresas. Um filme lindo onde a forma humana de amar se reflecte em personagens que supostamente não poderão amar. Gosto muito, muito, muito, muito deste filme. E o beijo eléctrico do final é um dos maiores momentos amorosos da história do cinema.

 

Mehor filme estrangeiro
‘Departures’ (Japão). Errei. Não vi. ‘Entre les murs’ (França) foi a minha aposta. Também não vi ainda, apesar de ser professor. Para mais tarde comentar.

 

Melhor argumento original

Dustin Lance Black, em ‘Milk’. Errei. Mas sem grande surpresa. O filme é bom, o tema é adequado aos tempos que passam... mas, para mim, o low profile de Courtney Hunt, em ‘Frozen River’ é algo que merecia ser valorizado.

Melhor argumento adaptado
Simon Beaufoy - ‘Slumdog Millionaire’. Acertei. Sem dúvida nenhuma, um belíssimo argumento, com um sentido de timing perfeito.

 

Melhor Banda Sonora
Slumdog Millionaire, de A R Rahman. Acertei. Mas há coisa mais divertida que esta banda sonora? Deixa cá pôr a tocar mais uma vez... Os outros são mais do mesmo, ainda que gosto de todos...


Melhor canção
‘Jai Ho’ - ‘Slumdog Millionaire’... Acertei. Ora deixa cá ver se é desta que aprendo, finalmente os passos de uma dança que seja...

 

Melhor montagem
Chris Dickens em ‘Slumdog Millionaire’. Errei. Mas sem surpresas e sem desgosto. Mike Hill e Dan Hanley, em ‘Frost/Nixon’ conseguem o perfeito balançar entre as duas partes em jogo. Novamente, o low profile não sobe ao pódio.


Melhor fotografia
Anthony Dod Mantle – ‘Slumdog Millionaire’. Errei. Tom Stern, em ‘Changeling’ é mais criativo. Mais colorido. Mais escuro. Pronto... E esta é uma das categorias em que não costumo errar...


Melhor Guarda-Roupa
Michael O’Connor, em ‘The Duchess’. Errei. Jacqueline West,  em ‘The Curious Case of Benjamin Button’ estava bem. Mas nada bate as rendinhas de época da BBC.

 

Melhores efeitos sonoros
Lora Hirschberg, Gary Rizzo, Ed Novick - ‘The Dark Knight’. Errei. Não ouvi porque não vi. Tom Myers, Michael Semanick e Ben Burtt , em ‘WALL-E’ eram, talvez, demasiado sintéticos, mas podiam ser outra coisa?

 

Melhor montagem sonora
Tom Sayers - ‘Slumdog Millionaire’. Errei. Ben Burtt, Matthew Wood, em ‘WALL-E’, novamente, prejudicados por trabalharem com material sintético. Mas foi bem atribuído, a um filme que molda os sons da realidade com invulgar e feérica mestria.

 

Melhor caracterização
Greg Cannom - ‘The Curious Case of Benjamin Button’. Errei. E discordo do vencedor. As carantonhas plásticas da velhice são exageradas e absolutamente pavorosas. Acho que o pessoal votou mais a pensar naquilo que pensou ver do que naquilo que, de facto, é dado a ver.

 

Melhor direcção artística
Donald Graham Burt, Victor J. Zolfo - ‘The Curious Case of Benjamin Button’. Errei. Kristi Zea, Debra Schutt , em ‘Revolutionary Road’ deviam ganhar. O low profile, e a década de 50, não dão óscares.

 

Melhores efeitos especiais
Eric Barba, Steve Preeg, Burt Dalton, Craig Barron - ‘The Curious Case of Benjamin Button’. Errei. Mas foi bem atribuído. Nick Davis, Chris Corbould, Tim Webber, Paul Franklin, em ‘The Dark Knight’ foi apenas um tiro ao calhas. A ver se dava.

Artigos da mesma série:
publicado por Manuel Anastácio às 22:29
link do post | Dizer de sua justiça | Adicionar aos favoritos
|
4 comentários:
De Luís Bonifácio a 24 de Fevereiro de 2009 às 00:35
Não me importava nada de ter as unhas de Penelope cravadas nas minhas costas. Acho que é o que ela sabe fazer melhor.

Agora a boca foleira:
Aliás penso que foi nessa posição que ela ganhou o Óscar.
De Manuel Anastácio a 24 de Fevereiro de 2009 às 01:18
LOL
De Gerana a 24 de Fevereiro de 2009 às 00:52
Às vezes penso que a literatura, sendo, como é, a minha grande paixão, acaba mexendo comigo de uma forma intensa demais. Ou, então, eu não tenho senso de humor. Digo isto porque o conto O curioso caso de Benjamin Button, de Fitzgerald, não me parece divertido; chego a chorar literalmente com aquele final: a vida às avessas, a alegoria em uma história absurda para trazer a inexorável condição humana de uma maneira insólita e, ainda assim, fantasticamente trágica porque mais triste do que é naturalmente. Mais triste do que envelhecer é rejuvenescer: eu acho a ideia genial, o conto genial, o choque genial.
De Manuel Anastácio a 24 de Fevereiro de 2009 às 01:20
Sim, tens razão. O conto é trágico. O humor de Fitzgerald é negro. Mas não deixa de ser sentido de humor.

Dizer de sua justiça

.Nada sobre mim
.pesquisar
 
.Agosto 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.Artigos da mesma série

. notas

. cinema

. livros

. poesia avulsa

. política

. só porque

. curtas

. arte

. guimarães

. música

. estupidez

. traduções

. wikipédia

. religião

. poesia i

. gosto de...

. ono no komachi

. narrativas

. tomas tranströmer

. buscas pedidas

. plantas

. arquitectura

. enciclopédia íntima

. blogues

. braga

. fábulas de esopo

. as quimeras

. gérard de nerval

. carvalhal

. animais

. blogs

. cultura popular

. disparates

. Herbário I

. poesia

. póvoa de lanhoso

. estevas

. pormenores

. umbigo

. bíblia

. ciência

. professores

. vilar formoso

. barcelos

. cinema e literatura

. coisas que vou escrevendo

. curtíssimas

. educação

. Guimarães

. rádio

. receitas

. ribeira da brunheta

. teatro

. vídeo

. da varanda

. economia

. família

. leitura

. lisboa

. mails da treta

. mértola

. Música

. os anéis de mercúrio

. cachorrada

. comida

. cores

. dança

. diário

. direita

. elogio da loucura

. escola

. esquerda

. flores de pedra

. hip hop

. história de portugal

. kitsch

. memória

. ópera

. profissão

. recortes

. rimas tontas

. sonetos de shakespeare

. terras de bouro

. trump

. Álbum de família

. alunos

. ângela merkel

. arte caseira

. aulas

. avaliação de professores

. ayre

. benjamin clementine

. citações

. crítica

. ecologia

. edgar allan poe

. ensino privado

. ensino público

. evolucionismo

. facebook

. todas as tags

.O que vou visitando
.Segredos
  • Escrevam-me

  • .Páginas que se referem a este site

    referer referrer referers referrers http_referer
    .Já passaram...
    .quem linka aqui
    Who links to me?
    .Outras estatísticas
    eXTReMe Tracker
    blogs SAPO
    .subscrever feeds